Quando praticamos exercícios como os de musculação, é comum que nos preocupemos com nossa alimentação, visto que ela é um dos principais fatores capazes de nos fazer ganhar massa muscular e crescer ou emagrecer.
Entretanto, o que muitos estudantes desconhecem é que uma boa alimentação tem influência direta no rendimento dos seus estudos, principalmente se você está estudando matemática. Isso porque, as funções do nosso cérebro relacionadas a memória, raciocínio e concentração são realizadas de forma melhorada quando nosso corpo está bem nutrido, o que torna necessária a ingestão de alimentos que turbinam seus estudos.
E foi pensando justamente nesses alimentos que turbinam seus estudos que nós decidimos criar este texto, de modo a apresentar as melhores opções de alimentação que farão total diferença na hora de estudar.
Portanto, se você faz parte do grupo de pessoas que deseja aumentar os rendimentos na hora de estudar, bem como quer melhorar a alimentação, é recomendado continuar a leitura do presente texto para ficar por dentro de tudo que selecionamos sobre o tema, bem como tirar todas as suas dúvidas.
Chocolate
O cacau é um componente do chocolate rico em flavonóides, que afeta a atividade das células humanas e ajuda a melhorar a memória e a desenvolver o raciocínio mais rápido.
No entanto, como mencionamos, os benefícios do chocolate podem ser encontrados no cacau. Portanto, certifique-se de tentar ingerir os amargos, de preferência aqueles com mais de 70% de cacau.
Proteínas
Como a proteína é digerida lentamente, ela lhe dará uma sensação de saciedade por mais tempo e ajudará a se concentrar, porque a fome é uma das razões pelas quais os alunos param de atividades. Invista em alimentos como nozes, sementes, vegetais, ovos, carne, iogurte e tofu.
Sementes oleaginosas
As sementes oleaginosas são ricas em minerais e nutrientes, extremamente importantes para as funções do corpo humano. Entre as oleaginosas mais benéficas podemos citar as nozes, amêndoas e castanhas. Portanto, tente comer esses alimentos como lanche da tarde ou lanche da manhã. Isso fará com que você fique muito mais disposto para estudar, seja pela manhã logo ao acordar ou a tarde.
Alimentos que contenham zinco
Atua diretamente na atividade dos neurônios, protegendo-os dos radicais livres e protegendo suas membranas celulares, melhorando a troca de informações entre eles e auxiliando a memória e a concentração. O zinco é um mineral encontrado na carne vermelha, laticínios, ovos, fígado, caranguejos e ostras.
Alimentos com ferro
O ferro é responsável pelo transporte de oxigênio para os tecidos do corpo e o cérebro. A deficiência de ferro no corpo pode levar a problemas semelhantes, como perda de memória, fadiga, apatia e falta de concentração. Pode ser encontrado em carnes vermelhas, fígado, aves, peixes e crustáceos. Entre os vegetais, eles são encontrados em folhas escuras, como couve e agrião, e vegetais, como feijão, lentilha, ervilha e grão-de-bico.
Alimentos com ômega-3
Facilita a comunicação entre os neurônios, melhorando assim a concentração, a memória e a capacidade de aprendizagem. Além de sementes, também é encontrada em peixes de água salgada, como sardinhas, arenque e cavala.
Carboidratos complexos
Os carboidratos são capazes de se transformar em açúcares e de serem responsáveis por fornecer energia para o desempenho das atividades do nosso organismo. Entretanto, é necessário ter bastante cautela na hora de ingerir esses carboidratos.
Isso porque, alguns tipos são pobres e funcionam de forma como uma bomba energética, o que significa dizer que, num primeiro momento, eles dão bastante energia para você, entretanto, logo em seguida você já fica sonolento.
Geralmente, esse tipo de carboidrato é encontrado principalmente em massas e pães brancos. Dessa forma, o ideal é optar pelos carboidratos que são ricos em fibras, tais como os cereais em geral, a aveia, a quinoa, os pães integrais e o arroz.
Café
O café é um dos principais aliados de qualquer concurseiro ou estudante. Portanto, pode tomá-lo sem medo, mas seguindo as devidas cautelas. Conforme pesquisas, ingerir o café de forma moderada pode combater a fadiga mental da pessoa e, ao mesmo tempo, ativar o seu sistema de alerta. Caso opte, também poderá fazer a sua substituição por um chá-verde ou preto. Mas, como já dissemos antes, evite exageros e tome da forma correta.
Água
Muitas pessoas desconhecem, mas a água pode ser extremamente benéfica na hora dos estudos. Isso porque, um simples copo de água é capaz de desempenhar um papel de extrema importância para o estudante. Um dos principais fatores é que a desidratação causa um cansaço muito grande, fazendo com que as horas de estudo se tornem mais dificultosas e menos interessantes. Dessa forma, o ideal é sempre ter por perto uma garrafa de água para auxiliar nos estudos.
Peixe
Os peixes também são grandes aliados dos estudantes, melhorando bastante o funcionamento do cérebro. Isso porque, o peixe é rico em ômega-3, podendo ser encontrado de forma natural, sem a necessidade de buscar esse tipo de substância em manipulados.
Essa gordura, conhecida como gordura boa, desempenha um papel fundamental em nosso corpo, sendo algo extremamente benéfico. Portanto, coma a vontade. Entretanto, se você não gosta de peixe, poderá buscar as fontes de ômega-3 através dos manipulados que existem no mercado.
Carboidratos simples
Os carboidratos simples são excelentes para melhorar a disposição. Ao contrário do que acontece com os carboidratos complexos, os simples se tornam açúcar e fornecem energia para o nosso corpo. É possível encontrar esse tipo de carboidrato nas tortas, laticínios, pizzas, frutas, pães, entre outros. Entretanto, evite exageros, pois poderá aumentar a sua taxa de glicose e prejudicar a sua saúde.
Água de coco
Assim como a água normal, a água de coco é extremamente hidratante e bastante energética, pois é rica em potássio e magnésio, causando uma sensação de bem-estar, o que pode melhorar a saúde do nosso cérebro.
Além disso, ela é capaz de combater a fadiga e o estresse, repondo os eletrólitos do nosso corpo e hidratando o organismo. Além disso, seu consumo não prejudica em nada o nosso corpo. Portanto, aproveite todos os benefícios que essa água pode oferecer.