July 18, 2018 Carla Cole 0Comment

Dicas para a organização de seu home office

O seu escritório fica em casa e compartilha um mesmo espaço que a sua família ou sala de estar, as dicas abaixo podem ajudar você a organizar o seu espaço de trabalho.

Invista em móveis adequados

Home offices precisam ter uma área de trabalho clara. Eles precisam promover um espaço adequado para o hardware e equipamentos periféricos (scanner, impressora, etc), um local para materiais de referência, espaços para arquivos papéis relacionados. Verifique seu o seu mobiliário de escritório oferece amplo espaço para trabalho e armazenamento.

Caso precise de ajuda na escolha dos móveis, considere receber a ajuda de um design de interiores. Estes profissionais frequentemente contam com uma lista de fornecedores que já contam com excelentes especificações relacionadas a ergonomia.

Estabeleça centros de atividades

O escritório eficiente deve ser dividido em pelo menos 3 áreas de atividade:

  • Centro de trabalho. Inclui um espaço de trabalho claro, bem delimitado, seu computador e os materiais de escritório utilizados com maior frequência.
  • Centro de referência. Este centro deve incluir fichários, documentos, manuais de referência, livros e materiais de uso de frequência média.
  • Centro de suprimentos. Deve conter papel, post-its, canetas, pilhas e outros materiais estocados e que são utilizados em uma menor frequência.

 

 

Distribuição adequada do hardware e periféricos

Esconda e organize fios e cabos. Caso seja possível, dê preferência a equipamentos sem fio. Posicione seu equipamento de acordo com a frequência de uso. Ou seja, se você utiliza uma impressora ou fones de ouvido com frequência, eles devem estar mais próximos. Se a sua CPU for acessada com menor frequência, ela pode ser colocada abaixo ou ao lado da mesa.

Ao configurar o seu hardware, esteja ciente de dar espaço para as unidades (CD-ROM, pendrives ,etc), bandejas e cabos. Não bloqueie o acesso à gavetas ou ocupe as pernas com um emaranhado de cabos.

Esconda fios e cabos

  • Dobre presilhas como (imagem2) para que seus fios fiquem “na linha” e não espalhados sobre a sua mesa;
  • Cole fios para evitar a desordem ou utilize abraçadeiras. Você ainda pode fazer mão elásticos (aqueles amarelinhos de dinheiro) para mantê-los unidos. Ex.: fios de caixas acústicas.
  • Caso utilize uma extensão, prefira as uma de boa qualidade e que contenha um fusível. Ele evitará que seus equipamentos sofram danos com as oscilações elétricas. Se a sua extensão contiver um interruptor, o resultado final será ainda melhor.
  • Identifique os cabos com adesivos. Confeccione ou simplesmente cole um pedaço de papel contendo o equipamento alimentado pelo fio. Bastante útil quando você necessitar desligar algo ou mudar os móveis de lugar.
  • Reduza o tamanho dos cabos. Sempre que possível reduza o tamanho dos cabos. Esta ação é particularmente útil para cabos de rede ou HDMI que podem ser comprados em metragens reduzidas.

Estabeleça um ponto de organização de papéis

Ordene os seus papéis em 3 áreas distintas:

  • Crie um espaço dentro de seu escritório para separar papéis que precisem de ação imediata;
  • Armazene papéis associados a cliente sou projetos em andamento em uma área próxima ao seu campo de visão;
  • Estabeleça um sistema de arquivamento permanente para papéis importantes, mas que você não acessa com tanta frequência.