December 22, 2020 Bruna Silva 0Comment

Os alimentos são ótimos aliados na hora de garantir uma vida mais saudável, inclusive fazer uma alimentação saudável pode beneficiar o sono e sua respiração, basta escolher os alimentos corretos e se alimentar no horário adequado.

Além dos alimentos, os fatores externos também podem afetar nossa respiração e na hora de dormir, como as baixas e altas temperaturas que podem comprometer nossa saúde como um todo.

Com a chegada da primavera, por exemplo, é bem comum atacar as crises de rinite, principalmente a alérgica, que trazem desconfortos como nariz coçando e coriza.

Outros problemas como resfriados e gripes também afetam o nosso corpo durante temperaturas mais baixas ou aquele ar mais seco de outono.

Sendo assim, apostar em uma alimentação de qualidade, rica em nutrientes que ajudam a proteger o seu corpo são essenciais para respirar e dormir melhor.

Portanto, se você quer saber como uma alimentação saudável pode beneficiar seu sono e respiração, separamos algumas sugestões de alimentos que podem contribuir para seu descanso e qualidade de vida.

Como respirar melhor com ajuda de uma alimentação saudável

As doenças comuns no outono estão diretamente ligadas à respiração, afetando tanto os adultos, como as pessoas idosas e crianças.

Até quem não possui uma doença crônica como rinite e sinusite, em épocas do ano onde o tempo está mais seco podem haver mais problemas respiratórios.

Alimentos com vitamina C

O baixo consumo de vitamina C pode afetar o pulmão, pois afetam as células que protegem o organismo, causado pelos radicais livres que podem ser transmitidos pelo ambiente, como a poluição.

Diante disso, os sintomas da rinite são causados por inflamações nas mucosas que são responsáveis por filtrar partículas como pelos e a própria poluição, protegendo as vias respiratórias.

Portanto, invista em uma dieta rica de frutas cítricas como a laranja que pode ser consumida uma unidade todos os dias.

Já a linhaça, o alho e o gengibre são ótimos alimentos que agem contra os problemas na respiração, agindo como emolientes das mucosas, antioxidante, anti-inflamatório e combate às infecções e bactérias.

Quais são os alimentos que podem prejudicar o seu sono

A qualidade do nosso sono está inteiramente ligada à alimentação, pois nosso organismo deve ser sempre abastecido com vitaminas e nutrientes que ajudam no seu funcionamento.

De modo geral, existem muitos alimentos que podem estar tirando o seu sono, e fizemos uma lista com os principais, que devem ser evitados por pelo menos quatro horas antes de dormir.

  • Café;
  • Guaraná em pó;
  • Alimentos que são doces como o chocolate, refrigerantes, bolachas, biscoitos e entre outros;
  • Chás preto, mate e chá verde;
  • Bebidas energéticas;
  • Gengibre;
  • Pimenta;
  • Carnes com alto índice calórico;
  • Comida de fast food;
  • Queijo.

O ideal não é que você pare de comer esses alimentos, mas que coma com moderação levando em consideração a quantidade e horário.

Contudo, você também pode optar por outros alimentos durante a noite, como grãos integrais, laticínios e chás que te ajudam a dormir mais tranquilo.

Dessa maneira, investir em uma alimentação saudável é apostar em qualidade de vida, ajudando a prevenir doenças como as respiratórias e ajudando você a dormir melhor à noite.